terça-feira, 3 de março de 2009

Chinesice bizarra ou fetiche chinês? Na nossa empresa não entra orelhudos, não queremos empregados com orelhas de Elefante

Candidatos a emprego na China tem que mostrar as orelhas em entrevista de emprego. Uma empresa na região de Wuhan (soa a nome bizarro essa terra, não soa?) de materiais de construção afirma que quer estar segura que a aparência dos seus empregados não terá resultados negativos na impressão que causa aos seus clientes.

Um candidato a emprego, uma moça (claro, por isso esta implicação com o tamanho das orelhas parecer-me taradice de algum director da empresa), foi entrevistada para o cargo de secretária e ficou espantada com o pedido de exibir as suas orelhas ao entrevistador (será que o homem das entrevistas gosta de "facturar" secretárias?). A candidata afirmou ao jornal chinês (Diário de Chutian, soa mesmo a soutien... que grande taradice, estes chineses, dantes andavam todos de fato azul de trabalho braçal e agora até tem jornais com nome de peça de roupa intíma de mulher): "Tivemos uma conversa agradável, nas no fim da entrevista, o entrevistador, de repente pediu-me para lhe mostrar as orelhas". A candidata relutantemente acedeu ao pedido, mas teve que ceder porque estava desesperada por encontrar um emprego.

Um dos entrevistadores da empresa em questão, afirmou que "a expressão facial, incluindo as orelhas, tem grande importância na relação e opinião que os clientes ficam da empresa após serem atendidos pelo seu pessoal". Afirmou também que além das capacidades e da formação profissional que os trabalhadores possam ter, a empresa dá especial atenção às suas caras, porque uma cara bonita pode deixar os nossos clientes com uma boa impressão da empresa".

Será que este director pensa que esta empresa é uma agência de modelos em vez de uma empresa que vende material de construção? Claro encanadores e eletricistas, que passam o dia a ver só homens no seu trabalho gostam depois de ficar a olhar para vendedoras misses. Mas sinceramente, este problema é fácil de ultrapassar, obrigar todas as mulheres a usar cabelo a tapar as orelhas, mas se calhar o dono ou gerente da empresa não tem feitiches com cabelos compridos. Digo eu claro, que sou um ser pouco bizarro. Mas o meu melhor amigo que também é gerente de uma empresa disse-me que este chinês recrutador de orelhas elegantes com uma cara bonita no meio, nem é muito exigente, pois ele olha para as pernas, seios, bunda, pés, cor de olhos, nariz, mãos e só recruta miss com mais de 1,60 metros. Porque quer o pessoal no seu trabalho feliz e com uma boa razão para não chegar atrasado e nem se quer querer faltar um dia ao emprego... e a razão é "tentar comer uma colega ou subordinada". :P

Sem comentários: